No passado dia 5 de Dezembro de 2011, no âmbito da disciplina de Aplicações informáticas, foi feita uma visita ao museu do Som e da Imagem, localizado no teatro de Vila Real.
Esta visita mostrou-nos diversas peças relacionadas com o som e com a imagem: fotografia, cinema, etc.
Mostrou-nos também um pouco de como era Vila Real no passado, sendo que foi bom ver que fomos dos primeiros a ter eletricidade e cinema.
É um museu dinâmico, que todos os meses apresenta novidades.
Ficam algumas imagens, retiradas de http://www.tourvirtual360.com.br/ que permite uma visita virtual ao museu.
Esta tabela cronológica é a peça mais fotografada do museu, tendo diversas datas de relevância, como por exemplo, a criação do cinema.
Todos os meses é aqui colocada uma peça diferente, pertencendo ela ao museu a tempo inteiro ou apenas temporariamente.
A peça deste mês era uma caixa de música Polyphon 46, feita na Alemanha, em 1890.
Na altura em que não havia sistemas computacionais para criação de sons, nos teatros eram usadas máquinas de efeitos especiais, que se encontravam por trás do palco, ou em baixo, para recriar sons.
Da esquerda para a direita, temos a máquina de vento, a máquina da chuva (que não se encontrava na altura da visita lá), e a máquina de trovoada.
Papéis que remontam ao século 19 (!), com informações de peças de teatro.
É possível encontrar diversos objetos do primeiro teatro de Vila Real (localizado em frente à casa de Diogo Cão), no museu, nomeadamente os que estão nesta figura (Máquina de Projeção, cadeiras e campainha).
O constante rodar destas peças, que continham imagens, davam ideia de movimento (primeiros passos para o cinema, muito provavelmente).
Diversas câmaras fotográficas.
Fotografia estereoscópica, que permite ver uma foto em 3D, diferente todos os meses... A nós foi-nos possível ver a Igreja de São Pedro, em 1900.
Diversas fotografias antigas de Vila Real.
Recomendamos a visita ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário