quarta-feira, 9 de maio de 2012

Visual Basic: ínicio do trabalho; Noções de programação

Apartir de hoje iremos aprender uma linguagem de programação: o Visual Basic.


Antes de mais, é necessário assimilar alguns conceito.
-O que é programação?
Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito em uma linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.


-O que são linguagens de programação?
Como no "mundo real" existem diversas línguas, em termos de programação é idêntico, existindo diversas linguagens de programação, tal como Java, C, C++, Visual Basic, PHP, Perl, Python, C#, JavaScript, Ruby, Delphi , D e ActionScript.
Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.


Aspecto do Visual Basic 2008 Express: versão em que iremos trabalhar




-Diferença entre linguagens de baixo e alto nível
Linguagens de Alto Nível são linguagem visualizadas e entendida pelo usuário, ou seja, a linguagem que está por trás dos softwares.
A linguagem de Máquina (Baixo Nível) é aquela que comunica diretamente com o hardware. É exemplo disso a "Assembly", que foi criada na década de 50, tendo sido das primeiras linguagens de programação a aparecer. Ela usa uma sintaxe complicada e "exageradamente" difícil, isto porque, antes da década de 50 os programadores de máquinas tinham que escrever instruções em código binário, qualquer coisa como: 0110010110011011010110011010111010110101 ... Para escrever uma instrução. Na verdade, o Assembly foi criado para facilitar o uso dessa tarefa, mas é considerado uma linguagem de baixo nível, pois tudo o que o processador interpreta tem que ser descrito pelo programador. Assim o código acima seria "add EAX" em Assembly. Bastava apenas, depois de estar concluída a escrita do código, rodar o compilador e tínhamos o programa.
As linguagem altas tendem a fazer com que os usuários tenham cada vez mais facilidades em comandar o computador, mas elas geram códigos de "baixo nível" para que o hardware entenda e execute o comando desejado.
Com o tempo, estas linguagens de Alto Nível vão se tornando cada vez mais optimizadas para o utilizador.


-Gerações de linguagens de alto nível
  • Primeira geração: Criam-se as primeiras linguagens de alto nível. Ex: C, Pascal, Cobol…
  • Segunda geração: São linguagens capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ser um expert na linguagem. Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas. Ex: Visual, Natural Adabes…
  • Terceira geração: Aqui se encontram as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas. Ex: LISP

-Diferença entre algoritmo e programa

Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstrato — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. No entanto, os programas são, à exceção dos menores, visualizados mais facilmente como uma coleção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.
Dessa forma, um algoritmo é uma descrição de como um computador pode ser levado a executar uma operação simples e específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas.


Sites relevantes:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_programa%C3%A7%C3%A3o/Programar
http://pt.wikibooks.org/wiki/Introdu%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_programa%C3%A7%C3%A3o/Linguagens_de_programa%C3%A7%C3%A3o
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1310/o_que_e_programacao_de_computadores
http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o
http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-linguagens-de-programacao/
http://eueovictor.blogspot.pt/2011/05/diferenca-entre-algoritmo-e-programa.html





Brevemente iremos trabalhar em pequenos programas feitos com recurso ao Visual Basic... fiquem atentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário