quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Seleção por contraste de cor e correção de uma seleção

Como mudar a cor das pétalas de uma flor?


1. Com o Magnetic Lasso, selecionar uma zona da imagem - Ativa a ferramenta e, na barra de opções, em Feather, define o valor 0 e ativa ainda a opção Anti-aliased .
Efetua a seleção, fazendo deslizar o cursor no limite da zona a selecionar (como que «desenhando-a»), sem pressionar o botão do rato.
Amplia uma área para poder verificar que, ao realizar-se a seleção, a ferramenta vai criando pontos de ancoragem. Repara que, mesmo com algum cuidado, há pontos que fogem ao local desejado.
Em zonas de grande detalhe, podes ainda marcar esses pontos de fixação. Bastando para isso clicar no botão esquerdo do rato, à medida que efetuas a seleção e é, então, automaticamente criado mais um ponto de ancoragem.


2. Corrigir uma seleção - Ferramenta Quick Mask (Máscara rápida) - Ativa a ferramenta, o que fará aparecer uma máscara em overlay (camada sobreposta) sobre a imagem.
Ao aparecer a máscara sobre a imagem, tudo o que estiver fora da seleção fica para baixo dela, sendo fácil detetar e corrigir imperfeições na seleção.

3. Corrigir uma seleção - Ferramenta Brush (Pincel) e Eraser (Borracha) - Com a máscara ativada, pode agora corrigir a seleção. Para isso basta utilizares as ferramentas de pintura e a borracha, tal como farias para pintar um qualquer desenho. Para trabalhar com rigor será sempre aconselhável ampliar a zona a corrigir. Ativa a ferramenta Zoom e clique na zona a ampliar.
Ferramenta Brush (Pincel) – Define o tamanho do pincel e pinta a zona que desejas desselecionar, uma vez que tudo o que estiver a vermelho pertence à máscara e está fora da seleção.
Ferramenta Eraser (Borracha) – Tal como com o pincel, define o seu tamanho e apaga a máscara para definir a área que fará parte da seleção.


4. Utilizar a seleção para introduzir alterações à imagem - Menu Image (Imagem)  Adjustments (Ajustes) – Depois de efetuada a seleção, podes utilizar as ferramentas do Photoshop para alterar essa área de imagem, mantendo-se as restantes inalteradas.
- Abra o Menu Image > Adjustments e seleciona a opção Color Balance... (Equilíbrio de cores...).
- Utiliza os reguladores de cor dos três canais para definir a alteração cromática que deseja aplicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário